Uma horta de ervas aromáticas para fazer em casa

Para as crianças, a aprendizagem prática desempenha um papel muito importante na aquisição de conhecimento.

A educação ambiental é uma parte tão importante do crescimento das nossas crianças, do seu desenvolvimento enquanto pessoas mas também da sustentabilidade do nosso Planeta. Permitir que acompanhem o crescimento do que plantam é uma forma muito eficiente de contribuir para a sua educação ambiental, ao mesmo tempo que proporciona bons e divertidos momentos (prepare-se porque as perguntas vão ser muitas: “Porque é que temos que pôr terra?”, “Quando pomos água?”, “Quando é que elas crescem?”).

Cuidar da terra, plantar e cuidar da sua horta, ver o desenvolvimento e crescimento do seu trabalho.. tudo isso os deixa tão felizes e orgulhosos.

Deixamos-lhe algumas dicas para criar uma horta com o seu pequenino, seja para colocar dentro de casa, ou numa varanda/jardim ou qualquer outro espaço exterior.

Material necessário:

  • caixote de madeira (pedimos no supermercado, um daqueles caixotes da fruta);
  • saco de plástico (até pode ser um saco do lixo desde que tenha tamanho suficiente para tapar o caixote);
  • terra (consegue comprar um saco de terra na maioria dos hipermercados);
  • pá e ancinho (assaltámos os kits da praia);
  • sementes (tínhamos salsa, coentros e menta).

Começámos por furar o caixote e o saco que cobre o caixote para contribuir para uma boa drenagem e permitir que a água escoe.

Em seguida, já com o caixote furado e coberto com o plástico (também furado), colocámos a terra. Foi uma aventura porque enquanto uns punham, outros tiravam!

O ancinho foi uma parte muito importante para desfazer os bocados maiores de terra e para a nivelar.

Uma das partes mais divertidas: fazer os furinhos na terra para colocar as sementes.

E finalmente chegou a parte mais aguardada! Colocar as sementes na nossa mini horta

Depois de colocada mais terra por cima das sementes, passámos ao borrifador! Com crianças tão pequenas, optámos por utilizar um borrifador em vez do regador para evitar inundar a nossa horta de ervas aromáticas.

No final do dia, foi uma tarde de Primavera bem divertida!

Pode fazer algumas coisas para preparar a terra para a horta, como colocar brita ou burgau de construção e, ainda, colocar material orgânico.

Caso prefira uma solução ainda mais simples de executar, sugerimos a Life in a Bag que lhe permite criar a sua horta de vegetais biológicos e ervas aromáticas dentro de casa.